terça-feira, 18 de outubro de 2011

Acervo "Pellanda"

 
 O acervo "Pellanda" que se encontra no CEDOC ( Centro de Documentação e Memória) da Universidade de Santa Cruz do Sul, possui vasto material para pesquisa, contendo livros clássicos sobre música, como Renato Almeida e sua obra "História da Música Brasileira" de 1926, e Jacques Chailey e sua La musique médiavalé, dentre outros.
 Porém, para um pesquisador mais atento e sedento por novas descobertas também existem alguns "presentes" guardados nas caixas "700" desse acervo.
Em uma das tardes de pesquisa no CEDOC, consultando a essas caixas, que fascinam qualquer amante da arte, pasmem, dos mais variados contextos históricos, acaba por vir à tona uma obra intrigante e fascinante. Um livro raro e de um período histórico e dos mais importantes a nível nacional, os tão discutidos anos 30, anos de efervescência política e da afirmação de Getúlio Vargas no poder do governo nacional. Mas, que obra  é esta?
Trata-se de um livro reunindo composições de um dos mais promissores violinistas do Rio Grande do Sul. Seu nome? Américo Baldino. O que é intrigante é de não existir pesquisas sobre o período que citam esse compositor, que foi considerado na época uma grande promessa para a música nacional. Promessa que não se cumpriu devido ao seu falecimento precoce aos 26 anos, prestes a casar.
Fica a dica para pesquisadores que trabalham dentro da área da nova história cultural, com biografias que possibilitam reviver períodos históricos que necessitam de maior atenção e são carentes de pesquisa. Convida-se a todos os pesquisadores e amantes das artes para que visitem e prestigiem o acervo do CEDOC.

   



Nenhum comentário:

Postar um comentário